Você usa fio dental do jeito certo? Veja o passo a passo

 

Se você acha que passar fio dental é só "passar entre os dentes e pronto", talvez esteja deixando escapar detalhes importantes para a sua saúde bucal. A verdade é que usar o fio dental do jeito certo faz toda a diferença na prevenção de cáries, gengivite e mau hálito.

Neste post, a Edra Odontologia explica por que o fio dental é indispensável, como usá-lo corretamente e responde dúvidas comuns sobre o assunto. Vamos lá?


 Por que o fio dental é tão importante?

A escova de dentes, por melhor que seja, não alcança os espaços entre os dentes e abaixo da linha da gengiva. É aí que o fio dental entra: ele remove restos de alimentos e placa bacteriana dessas áreas escondidas — locais onde, com o tempo, podem se formar cáries ou inflamações gengivais.


Passo a passo: como usar o fio dental corretamente

 

Confira como incluir o fio dental na sua rotina de forma eficiente:

1. Use o comprimento certo

Corte cerca de 40 a 50 cm de fio dental. Parece muito, mas é o ideal para ter firmeza e evitar usar a mesma parte entre vários dentes.

2. Enrole nos dedos

Enrole a maior parte do fio em um dos dedos médios e o restante no dedo médio da outra mão. Use os dedos polegares e indicadores para guiar o fio entre os dentes.

3. Movimento suave

Deslize o fio com cuidado entre os dentes. Evite forçar ou "estalar" o fio, pois isso pode machucar a gengiva.

4. Formato em “C”

Ao chegar na base do dente, curve o fio formando um "C" ao redor do dente, abraçando-o. Limpe gentilmente a lateral do dente, entrando levemente sob a gengiva.

5. Use uma parte limpa para cada dente

Desenrole o fio e use uma parte nova para cada espaço, evitando espalhar bactérias de um dente para o outro.


Quando usar: antes ou depois de escovar?

O ideal é usar o fio dental antes da escovação. Assim, a escova e o creme dental conseguem limpar com mais eficácia os resíduos que o fio removeu.


Dúvidas comuns

  • “Só preciso passar o fio dental nos dentes da frente?”

Não! Todos os dentes têm lados que se tocam, e todos esses espaços precisam ser limpos com fio dental — inclusive os dentes de trás!

  • “Sangrou. É normal?”

Se suas gengivas sangram ao usar fio dental, pode ser sinal de inflamação. Continue usando com cuidado e agende uma consulta. O sangramento tende a diminuir com o uso regular, mas pode indicar gengivite.


Cuide bem do seu sorriso

Na Edra Odontologia, incentivamos a prevenção como melhor forma de manter a saúde bucal em dia. Se você ainda tem dúvidas sobre como cuidar dos seus dentes da maneira correta, agende uma avaliação com a gente. Vamos te ajudar a ter um sorriso saudável, bonito e duradouro!